Atividades

Cursos online 

Cursos sobre meditação, prática budista e interdisciplinares oferecidos virtualmente ao longo do ano.  Conheça nossos cursos clicando aqui.

Ação socialmente engajada

A prática do Darma na vida cotidiana em questões sociais é a via do budismo socialmente engajado. Praticamos em sintonia com Zen Peacemakers International e Upaya Zen Center para aprimorar nosso serviço à comunidade.  

O propósito deste núcleo é o de ser um espaço seguro onde pessoas LGBTQIA+, independentemente da crença espiritual, possam se expressar num ambiente de respeito e acolhimento sem julgamentos. Nossa prática principal é o Caminho do Conselho, um momento onde nos reunimos para falar do coração e ouvir com o coração nossas histórias de pesar, dor, alegria e luto. Acreditamos que a regeneração acontece quando o cuidado se faz entre todes. Clique aqui para saber mais.

Cerimônias

Fusatsu

Realizada a cada lua nova em conjunto com a saga de Portugal Togekko-ji. A cerimônia de renovação de votos, Fusatsu, em japonês, convida cada praticante a fazer uma pausa e refletir sobre das dificuldades da prática e renovar os votos de bodisatva que por ventura não conseguiu cumprir, reforçando a intenção de praticar com mais presença. A cerimônia aberta ao público, via Zoom durante a pandemia. Considere fazer uma doação ao participar. Clique aqui para mais informações.

Treinamento de rituais zen

Nossas vidas são feitas de rituais, em sua maioria inconscientes, automáticos. Vão desde hábitos de higiene até etiqueta de relacionamento. Os rituais no Zen, ao contrário, visam possibilitar nossa presença no aqui e agora como um corpo coletivo de prática, auxiliando-nos a observar a emergência de nossos padrões egóicos (“o meu jeito de …”, “a minha opinião…”, etc) e ajudando-nos a construir esse espaço comunitário. Em Eininji nossos rituais são simples, em relação à tradição Zen japonesa, mas poderosos em sua função de nos despertar para a prática. O treinamento visa capacitar praticantes a desempenhar funções rituais e desenvolverem consciência do que estão realizando e o que esses gestos representam.

Durante a pandemia, o treinamento acontece após cada fusatsu virtual. 

 

Roda de fala e escuta a partir do coração, realizada a cada lua cheia, em conjunto com a sanga de Portugal, Togekko-ji, e em retiros. Considere fazer uma doação ao participar. Uma prática desenvolvida pela Ordem dos Pacificadores Zen Internacional (Zen Peacemakers International, ZPI), The Way of Concil, baseada em antigas cerimônias budistas e reuniões de conselho das nações indígenas ancestrais. Esta prática visa estimular a fala e escuta compassivas. Utilizando um conjunto de intenções e regras básicas, esta prática nos permite compartilhar e continuar o estudo de nós mesmos e testemunhar e acolher a alegria e tristeza do mundo que nos cerca.  Veja aqui como participar.

Eininji realiza cerimônias de casamento e funerárias. Entre em contato para maiores informações.

Retiros

Para informações sempre atualizadas sobre próximos retiros, participe do nosso canal no Telegram, siga nossos perfis no Facebook e no Instagram ou assine nossa newsletter.

Eininji realiza retiros regulares, várias vezes por ano, para aprofundar a reflexão sobre temas específicos da nossa prática. Quando seguem a programação tradicional dos mosteiros zen, conduzidos no nobre silêncio e com regras mais estritas, são chamados sesshins.

Para quem não pode participar dos retiros, realizamos também retiros de um único dia em nosso templo, os zazenkais, onde intensificamos nossa prática e criamos familiaridade com os rituais zen.

Uma vez por ano, sempre na primeira semana de dezembro, celebrando a iluminação de Buda Xaquiamuni, realizamos um sesshin mais longo e mais rigoroso, chamado rohatsu. Para participar, é necessário autorização do conselho administrativo.

Cursos presenciais 

Consular disponibilidade. Este curso tem como objetivo formar instrutores de meditação capacitados para ensinarem várias técnicas baseadas nas práticas budistas adaptadas para as condições da vida urbana cotidiana. Também está aberto para pessoas que desejam conhecer melhor a meditação, que podem participar como ouvintes, não sendo exigidos como os alunos da formação e não fazendo jus a qualquer certificado.

Não tem como proposta ensinar a prática do darma budista, mas inclui os valores éticos dessa prática. Acreditamos que a meditação não deve ser vista apenas como uma técnica individualista de alcançar um bem-estar, mas que seu aprendizado e ensino deve reforçar valores de compaixão e solidariedade.

Programa Básico

Teoria

1. Bases históricas

2. Objetivos da meditação

3. Tipos de meditação

4. Bases neurofisiológicas

5. Benefícios da meditação

6. Técnicas meditativas

7. Meditação para crianças e adolescentes

8. Tipos de prática meditativa

Prática

1. Exercícios de consciência corporal

2. Guiar mínimo de 3 sessões de meditação

2. Estágio em locais designados pela coordenação do curso

3. Trabalho de conclusão de curso

4. Frequência mínima de quatro zazens por semana e 80% de presença nas aulas teóricas

Cumpridas estas exigências e sendo o participante considerado apto pela coordenação, ele receberá um certificado de Instrutor de Meditação formado por Eininji. O curso é oferecido anualmente, mediante aprovação por entrevista com os professores responsáveis.

 

Consultar disponibilidade. Este curso tem como objetivo formar professores do darma que possam transmitir o darma assim como praticado em Eininji, com ênfase no zazen, no trabalho meditativo e engajado e no estudo dos textos que fundamentam essa prática. Professores podem ser leigos ou ordenados, o que importa é que façam o voto de compartilhar sua prática, sigam a regra conforme estabelecida no Manual de Eininji e ajudem seus alunos a encontrarem o seu próprio Caminho. Nossos professores não são gurus nem avatares, esperamos que compartilhem dos Três Fundamentos da Prática – não saber, testemunhar a realidade, agir com compaixão engajada. Esse curso tem a duração de 2 anos e tem como pré-requisito a formação como Instrutor de Meditação de Eininji ou a ordenação plena como monge sotozen ou irmão da Ordem Hospitalarius do Darma. Seu programa básico inclui os Sutras e treinamento em falas do darma.

Atualmente suspenso.